sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Rodriguinho e Thiaguinho

Irmãos Camaradas

Parceria de Thiaguinho e Rodriguinho vai além dos 20 sucessos que fizeram juntos: é uma grande e sólida amizade


Pouca gente sabe, mas além de superelogiados quando o assunto é boa música, os pagodeiros Rodriguinho e Thiaguinho são como irmãos. Parceiros de verdade, na vida e na música, os dois são amigos e confidentes, além de fazerem um ótimo trabalho quando resolvem compor. Nós, conferimos de perto a amizade que rola entre os dois durante a visita que fizeram à rádio na 'Semana Maluca', mês passado, quando dividiram palco e cantaram, pela primeira vez, 'Palavras de Amigo', última (das quase 20) canção feita pelos dois 'camaradas'.

Durante o bate-papo, eles não só brincaram e se sacanearam (no bom sentido, claro) entre si, mas também lembraram bons momentos juntos, como quando se conheceram e o dia de gravação do novo disco de Rodriguinho, 'Uma História Assim' - o título do disco dá nome a uma das faixas, parceria dos dois -, lançado nas lojas no último dia 27 de fevereiro, data do 30º aniversário do cantor. A música de trabalho não poderia ser outra: 'Palavras de Amigo', que ganha participação mais do que especial de Thiaguinho.

"Resolvi fazer um teste e peguei o clipe, ainda não finalizado, e coloquei na Internet. Foram mais de 40 mil acessos nos primeiros 80 dias", conta Rodriguinho. Daí, dá para ententer como a música, que nem havia sido lançada ainda, arrancou o maior chororô das fãs que puderam assistir ao show da dupla pela 'Semana Maluca'. "Não esperava por tudo isso, todo mundo estava cantando junto, foi emocionante", resume Rodriguinho.

Com 'Livre Pra Voar', outra parceria dos dois, que deu nome à coletância de sucessos do Exaltasamba, aconteceu quase a mesma coisa. "Fizemos em 2005, numa versão caseira de voz (Thiaguinho) e violão (Rodriguinho). Acontece que essa gravação caiu na rede e fez o maior sucesso", lembra Rodriguinho. "Aí não teve jeito, primeiro ele gravou depois nós, do Exaltasamba, gravamos também", completa Thiaguinho.

'Livre Pra Voar' foi feita no mesmo dia de 'Não Tem Hora Nem Lugar' - primeira música de trabalho de 'Uma História Assim' e que já ocupou as '10 +' da FM O Dia -, numa data um tanto quanto marcante na vida de Rodriguinho e que consolidou ainda mais a amizade entre os dois. "No dia em que me separei da minha ex-mulher, fiquei bem mal e fui procurar o Thiaguinho, fui lá para casa dele procurar um ombro amigo, chorar e, pelo visto, compor", lembra Rodriguinho.

Os dois se conheceram em 2004, quando Thiaguinho tinha acabado de entrar no Exalta e Rodriguinho ainda fazia parte do grupo Os Travessos. "Nos esbarramos pela primeira vez num show em Salvador, e foram esses encontros pela estrada que estreitaram nossa amizade", conta Thiaguinho.

O sotaque não nega: os dois são de São Paulo. "São poucos os pagodeiros de São Paulo. Além de nós dois, tem só o Jeito Moleque", analisa Rodriguinho, 20 anos de carreira - sim, é verdade, ele começou a cantar aos 10. "Na real, minha carreira começou aqui no Rio, no programa 'Fama', há seis anos", lembra Thiaguinho. "Tenho muito a agradecer ao Rio de Janeiro, aos cariocas, tudo para mim começou nessa cidade", completa Thiaguinho.

Rodriguinho não faz por menos: "Sempre fui muito bem recebido aqui no Rio, todos são carinhosos comigo por aqui", diz ele, que prepara grande show para lançar 'Uma História Assim', provavelmente este mês. "Mas tem que ser em um dia de semana, estou com a agenda lotada até junho", explica ele. E você, Thiaguinho? "Com o Exaltasamba, estou com show marcado até março do ano que vem", conta ele, que no próximo dia 13 se apresenta no Citibank Hall, na Barra, depois das curtas férias do grupo. "Quando essa correria acabar, eu me aposento no dia seguinte", promete Thiaguinho. "É justamente isso que nos faz ter vontade de subir num palco", completa Rodriguinho.

De tanta amizade, Thiaguinho, além de cantar no novo CD de Rodriguinho, também aparece no DVD em três tempos: no clipe de 'Palavras de Amigo', num filme, que tem aproximadamente 25 minutos, e no documentário que acompanha tudo isso. "Fiquei três anos longe de casa trabalhando, viajando pelo Brasil. Por isso quis neste documentário contar tudo o que aconteceu nesse tempo", conta Rodriguinho, que enumera: "São cerca de 15 minutos, onde falo sobre minhas parcerias, da saída dos Travessos, fãs, minhas composições, minha conversão (ele agora é evangélico), amigos, entre outras coisas".

Mas Rodriguinho assume: "O mais divertido foi fazer o filme, nunca tinha interpretado um personagem", diz ele. "Nem eu!", arremata Thiaguinho. Entre os planos dos amigos, além de novas composições, está uma nova produção cinematográfica. "Queremos nos arriscar mais uma vez nessa. Mas antes temos que pensar numa história bacana para criar o roteiro", explica Thiaguinho. Tem mais planos por aí, Rodriguinho? "Estamos pensando em gravar um CD e DVD 'ao vivo', nós dois, só com nossas parcerias no repertório", adianta. "Temos que 'botar' isso para frente, rapaz", pede Thiaguinho. Enquanto isso, os fãs aguardam ansiosos.



Palavras de amigo (Rodriguinho e Thiaguinho)


Rodrigo... Sou teu amigo e tenho que te alertar, cara Meu, alertar o que, véio? O que você vai falar de novo, véio? Já te falei mil vezes, mas vou falar de novo... Você está de sacanagem... sai daê! Quantas vezes eu vou ter que te falar que ela não presta? Mas sem ela eu não sou feliz... Tô cansando de tentar te alertar, sai fora dessa... Tenho medo de não conseguir Negrão... inventa qualquer desculpa, mas com essa maluca você não vai ter paz Mas eu já tô envolvido, tenho até apelido, tô curtindo demais Tá curtindo o quê? Todo mundo falando da sua vida! Isso é vida? Dane-se você e me respeite ou a gente parte pra briga! São só palavras de amigo... não quero contigo me aborrecer, não! Tá com orgulho ferido, pois naquele dia ela não quis você Então tá! Não queria, mas vou ter que falar, todo mundo já cansou de brincar com aquela que você diz amar! Então tá! Vai ser triste, mas eu vou te entender, porque eu nunca duvidei de você Deixa quieto, dela eu vou me esquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário